Dicas de Estudo (saindo bem no ENEM)




Olá meninas, então... ando muito afastada aqui do blog, mas pra tudo há uma explicação. Não me culpem. Culpem o ENEM e os vestibulares, pois com o final do ano chegando, o ENEM está cada vez mais próximo e a correria com os estudos não tem me deixado com tempo para nada. Mas é claro que eu tenho um compromisso sério com vocês e não se pode deixar de lado compromissos importantes, certo?!

E é nesse clima de ENEM que o post de hoje vai mostrar algumas dicas de como se sair bem, não só no Exame Nacional do Ensino Médio, mas também em qualquer vestibular que você prestar!
É hora de estudar, vem comigo? (Confira as dicas):
  • Tire um tempo para estudar.
 Há Há Há é mesmo? Sim! Parece fácil, mas tirar um tempo para estudar se torna às vezes um bicho de sete cabeças. Tem a preguiça, a falta de atenção e todas as outras coisas que involuntariamente começam a ficar muito divertidas. O segredo é bater o pé e focar em estudar. Tome um banho mantenha a cabeça fresca e caia nos livros. É claro que cada um tem um limite, eu mesma já cheguei a estudar 07/08 hrs no dia, mas nem sempre você está com toda disposição. O segredo é respeitar seu limite e tirar um tempo entre uma matéria e outra para seu cérebro processar tudo que foi aprendido 
  • Forme um grupo de estudos.
Existem pessoas e pessoas. Há quem aprenda sozinho e há aqueles que só conseguem aprender quando o assunto ou tema é compartilhado entre colegas, ou seja, compartilhamento de ideias. Se você pertence à segunda opção, não se desespere! Converse com seus colegas procurem um horário que não prejudique a ninguém e forme um grupo de estudos, se necessário procure por colegas de outras turmas, no caso avançadas, pois assim a troca de aprendizado será muito mais benéfica.
  •  Assista vídeo aulas.
Ultimamente a melhor estratégia de estudo para quem não consegue fixar a mente nos livros, tem sido as aulas gravadas ou mesmo ao vivo. Confesso a vocês que eu particularmente estudo muito mais por vídeo aulas e os resultados valem sim muito a pena.
  • Peça auxilio do professor (a) com a redação.
Converse com seu/sua professor (a) de português e peça auxílio já aproveitando para tirar suas dúvidas em questão da redação, afinal de contas, a mesma leva maior pontuação tanto no ENEM quanto em outros vestibulares. Faça redações ao longo da semana, uma por semana já é o suficiente e peça que seu professor as corrija. Dessa forma além de tirar suas dúvidas você se autoajuda praticando, até porque como diz o velho ditado, a prática leva à perfeição.
  •  Tire o máximo de dúvidas possíveis nas aulas.
Nada de timidez na hora da dúvida. Ficar quieto no canto esperando o professor adivinhar que você não compreendeu a matéria não vai adiantar. Seja corajoso! Peça auxílio do professor com a matéria desejada mesmo que não seja em aula. Procure tirar todas as dúvidas possíveis pra não ficar com nada pendente na hora de marcar o gabarito.
  • Tire um tempo para relaxar.
Sim isso é necessário! Estudar, estudar e estudar pode cansar a mente fazendo com que você se sinta muito desgastada (o). O que na hora da prova não vai resultar em nada. Já li em muitos sites e todos dizem o mesmo, desocupar a mente, sair com os amigos e descansar não se esquecendo de dormir no mínimo 8 h antes do dia da prova, ajudam o cérebro a processar tudo que foi estudado durante todo o tempo.


Enfim por hoje é só meninas e meninos, é claro. Espero que tenham gostado e ponham em prática as dicas. Comentem o que acharam um big beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem compartilhar sua opinião comigo!
PS : Deixe o link do blog para visita!